sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Biografia para “Comenda Mérito em Educação Prof. Waldson José Bastos Pinheiro”






Breve Biografia para “Comenda Mérito em Educação Prof. Waldson José Bastos Pinheiro”

Pernambucana de Recife, Elizete Vasconcelos Arantes Filha nasceu em 1960, mas, logo nas primeiras semanas de vida, sua família mudou-se para Caaporã, um pequeno município paraibano fronteiriço com Pernambuco. Naquela cidade, os pais assumem a única escola existente, com a mãe exercendo a função de alfabetizadora e o pai professor de História e envolvido em política partidária. As idas frequentes à biblioteca da escola, “lugar onde pode sonhar”, permitem com que aprenda a ler sozinha. Sozinha, não, tem a ajuda de Cervantes: é juntando as letras de Dom Quixote de La Mancha que adentra o mundo mágico da leitura.

Aos 21 anos segue para a capital paulista, onde cursa Pedagogia e Artes Visuais na Universidade Bandeirantes e na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Nesse estado leciona Artes até 1994, quando volta à Paraíba. O constante envolvimento com a busca de aprimoração do ensino e a utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação na educação (principalmente cinema e vídeo) a conduzem ao desafio de analisar o projeto Arte na Escola, no curso de especialização oferecido pelo departamento de Artes da Universidade Federal da Paraíba.

A partir de 2000 leciona Prática de ensino no Departamento de Artes da UFRN, nas disciplinas que envolvem linguagem e expressão visual, sob forte influência de autores como Paulo Freire e Ana Mae Barbosa.  Torna-se mestre em Educação, pela UFRN, em 2004, apresentando a dissertação Devaneio do olhar – uma experiência de produção e leitura da imagem através do vídeo na prática pedagógica. Vídeo inspirado em sua dissertação é premiado no 4º Festival BNB de Cinema e XIV FESTNATAL, como melhor curta metragem do ano.

A partir daí, desenvolve projetos para o Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, atuando principalmente no Núcleo de Tecnologia Educacional do Natal na função de multiplicadora de conhecimentos tecnológicos na área da imagem aplicada à educação. Um de seus projetos, Professor: de espectador a produtor de audiovisuais na prática pedagógica, inova a forma de ensinar e aprender com utilização de meios audiovisuais no desenvolvimento da leitura e da escrita. 300 professores de arte do audiovisual aplicado à educação básica estão formados através desse projeto.

Vários de seus trabalhos junto com seus alunos têm ganhado destaque em concursos e festivais Brasil afora. Alguns deles como Os Tapetes de Dorian Gray, As Múltiplas versões de uma lenda, Escola... eu quero e O caminho do Rio têm sido exibidos em TVs públicas e privadas.
Reflexo de uma mente ativa, em constante profusão de idéias, combinada a preocupações com a melhoria das formas de ensinar e aprender, Elizete tem se empenhado em melhorar o desempenho dos professores através do estudo da imagem na sala de aula, promovendo cursos de fotografia digital, produção e edição de vídeos e a técnica centenária do Stop Motion.  Recentemente foi indicada para um prêmio nacional no 1º Concurso sobre Foto e Vídeo Olhares sobre a água e o clima, realizado pelas organizações WWF-Brasil, HSBC-Climate Partneship e ANA-Agência Nacional de Águas, sendo selecionada em 2º lugar disputando com profissionais da imagem de vários estados brasileiros.

No primeiro semestre de 2010 fez parte da Comissão de Avaliação da 62ª Reunião Anual da SBPC Jovem – UFRN-Natal/RN, cujo tema foi Ciências do mar: herança para o futuro. Atualmente exerce a função de membro da Comissão de Ciências e Tecnologias da Secretaria de Educação do Natal e se dedica à criação de videotecas e Cineclubes destinados às escolas públicas, para difusão da cultura local. Além disso, tem contribuído com programas de Educação a Distância promovidos pela UFRN e pelo IFRN, na produção de materiais didáticos, como impressos, virtuais e audiovisuais. Outra de suas atividades é de professora formadora de diversos cursos de graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu. Também mantém um blog para publicação de artigos que visam estimular professores e alunos na direção de um melhor fazer pedagógico.

Essa gama de atividades não é capaz de desligar a professora Elizete de seu propósito maior, que é o de fazer a diferença na forma de ensinar e aprender, a partir de metodologias que abracem o audiovisual e a novas tecnologias na educação.

Autores:
Sandra Mara de Oliveira Souza e André Alves
Jornalistas 

5 comentários:

  1. Que biografia rica, só poderia ser de uma pessoa maravilhosa e competente como você, tenho orgulho de ter sido sua aluna, bjs. Edranda

    ResponderExcluir
  2. Elizete vc de fato é tudo isso que foi dito,tem um espirito aguerrido,não desite de seus sonhos e é muito pefeccionoista.TOrço por vc,detalhe: a tua fotografia ficou linda. xero
    leticia

    ResponderExcluir
  3. Fiquei feliz em saber que a você foi indicada para concorrer a comenda Waldson Pinheiro, pois como profissional tem colaborado grandemente com a educação dos nossos professores e alunos quanto ao uso das tecnologias em nossas escolas. Os cursos que ministra cujo público alvo tem sido os professores da rede municipal do Natal através do NTE, tem permitido a professores e alunos evidenciarem trabalhos realizados no interior das escolas cuja, prática pedagógica nem sempre tem oportunidade de ser exteriorizada.Sabemos que a sociedadede a atual exige do educador um uso cada vez mais frequente de ferramentas tecnológicas, porém a formação inicial recebida na academia não dá conta dessa demanda de modo que são trabalhos como o seu que vem diariamente suprir uma necessidade da prática diária que é o uso de eletroeletrônicos como ferramenta de aprendizagem.
    Fico na torcida para que possa ter o seu trabalho reconhecido através desta premiação, porém reforço que já possui o reconhecimento de alunos e professores que através do seu trabalho tem descoberto novas formas de ver o mumdo, de registrá-lo e divulgá-lo.
    Abraços fraternos!!!

    Liane Ataliba
    (vice-diretora da E. Maria Dalva)

    ResponderExcluir
  4. Os prpfessores sempre pizan nos alunos mas os alunos que fazen todas as lições deve ser tratados descriminalmente por notas pelos professores. E que fica passando horas e horas fazendo seus trabalhos estudando para provas epensando no futuro dele gosto muito dos professores e adimiro o saber que eles tem não acho que todos os professores são assim ...

    ResponderExcluir
  5. Prezada Professora Elizete Arantes
    Gostariamos de deixar aqui nossos sinceros votos de estima e consideracao, por seu trabalho na area de educacao, e de seu trabalho de pesquisa na area. Certos que sua vinda sim e coroada de sucessos gostariamos que soubesse que temos muito orgulho de fazer parte de seu circluo de amizades e desejamos que no futuro breve todos os seus desejos se realizem.

    Carlos Silva
    D.I.A. Curriculum Director(Salt Lake City-UT-USA)
    http://diacharter.org
    carlos.silva@diacharter.org

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.