quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Paul Klee – O diário de um artista/O uso do vídeo na prática pedagógica


                             Profa: Elizete Arantes
A produção Paul Klee – O diário de um artista de Michael Gaumnitz (2007) retrata as várias fases da trajetória pessoal e artística do talentoso desenhista Paul Klee (1879-1940), que se revelou um dos pintores mais importantes do século XX. Sua arte evidencia uma constante busca do requinte expressivo da figuração à abstração, desenvolvendo uma poética pessoal ao seguir as tendências artísticas. Observador contumaz da natureza, procura descobrir a sua essência e não representá-la como é e sim como se percebe. Viaja ao oriente e observa a arquitetura, cores, cultura e registra suas impressões. Inspira-se na música identificando as relações entre a linha melódica e a linha no desenho para compor suas obras abstratas consideradas uma das mais marcantes do período modernista. As leis da física guiam os jogos de equilíbrios, contra movimento e o estudo da luz que o leva ao encontro das formas, cores e tonalidades perfeitas. Experimentou a combinação de diversos materiais nas suas obras. Tornou-se amigo de Vassili Kandinsky e reconhece a importância do artista em suas criações. Convidado para se juntar a cátedra da Bauhaus em 1921, aparece como um dos professores mais importantes da instituição e torna-se responsável pelas aulas teóricas e desenvolve técnicas inovadoras da pintura e da arte com seus móbiles. Toda sua obra é permeada de diálogos com questões sociais e políticas ao ponto de ser perseguido pelo regime nazista.
Palavras-chaves:  Paul Klee, arte e música, arte e ciência, construção da forma, análises de imagens.
  Nível de ensino
Ensino Fundamental – (Final)
Modalidade
Educação de Jovens e Adultos
Componente curricular
Arte
Disciplinas relacionadas
Arte/música, Ciências Naturais, História
Aspectos relevantes do vídeo:
Arte abstrata - Requinte expressivo da figuração à abstração
07’42”-Inspiração na Cultura oriental
14’:10”- Artista pesquisador e inovador
17’:10” - Inspiração musical
12’:40”- Inspiração na física (Jogos de equilíbrio)
27’:45”- Observação da natureza e Poética pessoal
 Duração da atividade
Será necessário de quatro a seis encontros (dias de aulas alternados com duas horas de aulas cada dia).  
O que o aluno poderá aprender com esta aula
·         Identificar a abstração como característica da arte do século XX
·         Compreender que a ideia da imitação da natureza no século XX é substituída por uma abordagem vinculada a conceitos cientificamente provados
·         Perceber a importância da pesquisa na construção da arte.
Reconhecer que o artista pode representar em suas obras a natureza da forma como vê com intensidade e profundidade fundamentado em conceitos científicos,
·         como no caso de Klee, que se expressou inspirado na música, na física e na observação da natureza.
·         Possibilitar ao aluno a descoberta de sua própria poética
·         Apreciar a arte
Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo professor com o aluno (ou em projetos multidisciplinar com professores de ciências, história e arte)
Para desenvolver sua aula com segurança, o professor deverá investigar os conhecimentos prévios de seus alunos. Partir de questionamentos tais como:
Ø  A turma conhece o contexto histórico do início do século XX.
Ø  O que é arte figurativa? O que é arte abstrata?
Ø  Os alunos já estudaram algum artista do movimento modernista?
Ø  Nas aulas de música os alunos estudaram divisão de compasso, linha melódica, valores da figuras musicais?
Ø  Os alunos estudaram em ciências Equilíbrio estáticos e Ótica Geométrica
Ø  Averiguar se os alunos já tiveram a oportunidade de estudar a possível interação entre as artes plásticas, música e ciências naturais.
 Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades
Exibição do filme, diálogos e exercícios práticos
1ª etapa: O professor deverá exibir varias pranchas com obras do artista que foram criadas a partir de suas pesquisas no campo da música e da física (Expor na sala de aula as obras de Klee como em uma galeria, ou distribuir entre os alunos fichas com as referidas imagens).
2ª etapa: Colocar uma música de Beethoven ou Mozart ou de outro compositor de tempo ternário como fundo musical e pedir aos alunos que se levantem em silencio, se aproximem observando as imagens apreciando a música.
3ª etapa: Logo após essa atividade, introduzir o estudo sobre a arte de Paul Klee exibindo a primeira parte do documentário Paul Klee – O diário de um artista.
4ª etapa: Terminada a exibição tecer, ouvir e direcionar os diálogos sobre o que eles viram e ouviram: como Paul Klee se tornou um dos mais expressivos artistas do século XX, os dramas e poética pessoal, Inspiração na Cultura oriental expressionismo e abstracionismo, as relações formais entre ciências naturais, música e as artes visuais. Arte infantil ou arte inteligentemente construída? O professor deverá fazer uma planilha na lousa e anotar tudo o que foi dito e discutido.
5ª etapa: Os alunos deverão analisar a imagem “Divisão a Três Tempos” exercitando o raciocínio musical de Klee ao compor a obra,  seguindo o compasso ternário da música que estará sendo executada (nesse momento da aula o professor deve levantar a importância da poética pessoal de Klee, a observação da luz e cores). Em anexo uma dica de texto de Paul Klee para estudo e aplicação em sala.
6ª etapa: Analisar as imagens de Klee inspiradas na Física: “Jogos de equilíbrio”. O professor deverá voltar o vídeo até a minutagem exata (12’: 40”) ou indicar que os alunos assistam no laboratório de informática. Para isso, todos devem ser orientados como acessar o portal TV Escola e fazer uso da videoteca.
 7ª etapa: Após assistir a parte sobre jogos de equilíbrio, o professor deverá trazer pranchas ou fichas com as imagens correspondentes e analisar junto com os alunos como aconteceu o raciocínio lógico da física na perspectiva da construção de formas abstratas. Trazer a tona algumas teorias de Equilíbrio estático e Ótica Geométrica (solicitar ajuda do professor de ciências e conduzir os alunos a exercícios práticos de análise das obras de Paul Klee). Analisar em sala o texto: A Arte Fundamentada no processo criativo.

8ª etapa: Com seu pensamento organizado sobre essa interrelação entre a música, ciências e as artes plásticas, o aluno deverá ser incentivado a identificar na obra de Paul Klee elementos da natureza e como foram poeticamente construídos utilizando materiais diversos. 
9ª etapa: Os alunos já estarão aptos a buscar sua poética pessoal que acontecerá ao analisar seu ambiente, sua escola, rua, casa, quintal, bairro, enfim, sua cidade, assim como Klee deve registrar as impressões num diário. O professor deve orientar esses registros: o que você vê e como você registraria o seu ver, qual material utilizaria? Os registros devem ser acompanhados de textos e imagens. O professor deve solicitar aos alunos que tragam para a sala diversos materiais papel colorido, cola, cartolina, tesoura, lápis colorido e outros materiais. O aluno deverá ser incentivado a inovar na busca de materiais, os mais audaciosos possíveis, assim como Klee. Com o material em mãos e as observações no diário, os alunos deverão ser orientados a encontrar sua poética pessoal. O aluno poderá fazer experimentos com Equilíbrio estáticos e Ótica Geométrica, representar compasso, linha melódica, valores da figuras musicais extraída das músicas do seu gosto pessoal, assim como Klee.
10ª etapa: O professor juntamente com os alunos fará a organização dos trabalhos produzidos na sala dispondo-os de forma a possibilitar a produção de um clipe que será acompanhado de música de Beethoven ou Mozart.
11ª etapa: O clipe poderá ser feito utilizando softwares livres encontrados na internet ou Movie Maker do Windows ou o editor de imagens do Linux. È imprescindível o incentivo ao uso do laboratório de informática da escola e a participação dos alunos na captação de imagens (poderá ser utilizada máquina fotográfica e ou celular). O professor deve se comportar como orientador e intermediador, sendo que toda a operação deverá ser realizada pelos próprios alunos.
12ª etapa: O clipe produzido pelos alunos deverá ser exibido na escola para toda a comunidade escolar e publicado no blog da escola e/ou do professor.
   Questões para discussão
·         Qual a contribuição do conteúdo estudado para que os alunos se expressem utilizando os elementos visuais e construir uma poética pessoal?
·         Como a arte de Paul Klee pode contribuir para um entendimento das artes visuais e da música?
·         Como a arte de Paul Klee pode contribuir para um entendimento dos princípios básicos das ciências naturais?
·         Tema Transversal – Como a arte de Paul Klee contribui para que possamos compreender o Meio ambiente e os conceitos de – Degradação, Preservação e Recuperação
·         Dicas de materiais utilizados e referencias:
O pensamento criativo de Paul Klee. Ramalho de Castro, R.C. Per Musi, Belo Horizonte, n° 21, 2010, p.7-18. Disponível em: http://www.musica.ufmg.br/permusi/port/numeros/21/num21_full.pdf. Acessado em 12/01/2011.
 Esboço de uma teoria das cores. Paul Klee- (Tradução). Marcelo Duprat 2003.
Acessado em 12/01/2011.
 A Arte Fundamentada no Processo criativo. Disponível em:
 Imagem: ‘Divisão a Três Tempos’. 1930. Gauche, 44.5X61.2 – Marlborough Fine Art (London) Ltd. Paul Klee – Disponível em http://www.google.com.br/images

Profa: Elizete Vasconcelos Arantes Filha     

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