terça-feira, 13 de novembro de 2012

Curso de Fotografia Digital Aplicada a Educação

Aula de campo do dia 27/10/2012
Depoimento da Aluna Fátima Mota 
 "O curso de Fotografia Digital possibilitou um novo olhar sobre a arte de fotografar. A professora Elizete ensinou com maestria os segredos para usarmos as nossas lentes mostrando-nos como e quando conseguir belas imagens. Considero esse curso extremamente importante e quero mais, uma outra etapa mais avançada. Estado atual: Encantada com a arte de fotografar e com saudade da professora  e da turma. Uma nota para o curso?  Dez, sem dúvida". Depoimento de Fátima Mota


Depoimento da aluna Raquel Marinho:

"No início, uma enorme expectativa construída a partir de experiências pessoais e nada de teoria! Apenas a vontade de conhecer um "pouquinho" as regras básicas de luz, enquadramento e funções de uma câmara digital para "brincar" com mais qualidade no ambiente familiar e profissional.No processo, a certeza de que quanto mais aprendemos sobre o mundo da fotografia, o mundo da poesia do olhar, do instante, do que é feio e triste, belo e alegre, enfim... da vida, mais somos levados a um caminho sem volta e sem fim, mais precisamos observar a paisagem, captar um olhar, um gesto, um sorriso... precisamos permanecer em estado de alerta! Teoria e prática, prática e teoria. Caminhando "juntas e misturadas" pelas cores, luzes, pelos focos, nas cenas e personagens. Ainda no processo, as aulas de campo indicavam que é preciso força de vontade, concentração, curiosidade e uma pitada de coragem... revelavam que a fotografia, mesmo para iniciantes, é um caminho possível.
Ao "final" do curso, após horas de observações e análises de fotos, aula de campo, produção, divulgação de vídeos e de lanchinhos no meio da tarde (porque ninguém é de ferro) fica a saudade de um "curso-terapia" (porque quando fazemos o que gostamos, o tempo passa e a gente nem percebe), fica a saudade de um "curso-poesia" (porque nos inspira a "fotografar" a vida com um olhar mais apurado).Fica a certeza de que aprendemos muito! Porém fica o alerta: aprender muito em fotografia significa que não aprendemos nada! Devemos continuar aprendendo, aprendendo e aprendendo... Então, que venham outros cursos, outras teorias, mais lanches, aulas de campo, análises de fotos...Que possamos continuar celebrando e registrando a vida com a fotografia!" 


Fotografia de Ildo Tobias




Depoimento da aluna Ana Lúcia Azevedo: 
Como já havia lhe dito antes.
Na vida quando se quer, e com vontade tudo se aprende.
Pois é; mais uma conquista para encerar o ano de 2012, e com ele a sua disponibilidade em repassar um conhecimento, e por que não uma habilidade tão especial e prazerosa. Prazerosa sim; por que você mediou de forma compreensiva esse novo olhar que hoje buscamos através da fotografia.
Me sinto gratificada em ter sido aluna deste curso! Logo que cheguei no dia 14/08/12, percebi que não estava ali por um acaso, que o curso não seria apenas um entretenimento para obter mais um diploma e assim contar pontos para mudança de letra no contracheque.
Descobrir, conhecer e viajar no mundo da fotografia é fabuloso! Saber analisar, focar uma imagem em diferentes contextos (planos), é um orgulho para mim, e essa nova descoberta foi proporcionada a mim através de você professora.
Superar expectativas e vencer desafios, requer força de vontade, paciência e determinação, coisa que você Elizete possui, já que ministra um curso em três turnos, convive com pessoas de personalidades que diferem uma das outras, que no final tem que ter sabedoria para amenizar as falhas. na maioria das vezes são nossas na qual você a faz com esse seu jeito tão especial.
No mais o meu muito obrigada e deixou um trecho da musica de Lulu Santos.
Nada do que foi será;
de novo do jeito que já foi um dia; tudo passar; tudo sempre passará,
A vida vem em ondas como um mar num infinito...
Quem sabe outro dia a turma se encontra em busca de novas conquistas.
Boa sorte e continue contagiando as pessoas no universo da arte de fotografar!
 



2 comentários:

  1. Amei a postagem. Parabéns pelo curso e obrigada por ter nos ensinado a poética da fotografia. Bj.

    ResponderExcluir
  2. Fotografar...
    O OLHAR FELIZ DE UMA APRENDIZ!

    Todos os desejos e sonhos que tenho conquistado vida afora somente foram possíveis devido as oportunidades que surgiram, ao meu desejo e empenho em realizá-los e, principalmente, pela presença e ajuda de pessoas... Ah! As pessoas... sempre e eternamente fundamentais em nossas vidas.Isso mesmo. Sempre necessitaremos de PESSOAS, por mais e melhor que avancem todas as tecnologias, que detenham conhecimentos, tenham argumentos e encaminhamentos para que somados aos nossos nos ajudem na realização de sonhos e novos conhecimentos.
    Nesse contexto incluo com o "olhar feliz de uma aprendiz" o Curso de Fotografia Digital. Foi uma prazerosa oportunidade para ir conhecendo, apreciando, descobrindo, refinando, adentrando o mágico e infinito mundo da imagem...
    Muito obrigada a professora Elizete Arantes pelo partilhar de seus saberes.Saiba que o nosso olhar jamais será o mesmo diante das imagens e do imaginário da nossa vida depois que você nos ensinou a enxergar a fotografia.
    Continuemos perseverantes na busca e realização de mais saberes, amizades, olhares e prazeres que apenas a vida, mediada por pessoas, pode nos oferecer.
    Com carinho e respeito da sua aprendiz feliz:
    Angélica Dantas

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.