terça-feira, 18 de maio de 2010

Stop Motion para professores da rede municipal do Natal




Conteúdos ministrados:

1- Introdução à Stop Motion (animação em vídeo da teoria à prática)
2- Cenário para Stop Motion
3- Fotografia para Stop Motion
4- Pesquisa de áudio
5- Introduções a edição em Stop Motion
6- Socialização de trabalho audiovisual



Trabalhar com projetos com Stop Motion em sala de aula só tem vantagens, vejamos algumas delas:

Desenvolver o trabalho em grupo
Desenvolvimento da escrita, leitura e interpretação de texto
Desenvolvimento da habilidade de contar histórias
Desenvolver a capacidade de dar forma visual às idéias.
Desenvolver a curiosidade, a inventividade, a inovação, a reflexão e a abertura a novas idéias.
Desenvolvimento da competência na utilização das ferramentas, dos equipamentos, dos processos e das técnicas relacionadas com as diferentes manifestações da cultura visual.
Desenvolvimento das habilidades manuais (modelagem, construção de maquetes, desenhos, pintura, etc).
Desenvolver habilidades de manuseios de instrumentos tecnológicos da informação e da comunicação (máquina digital, computador e programas de edição, ilha de edição).






Novas formas de executar em sala de aula os conteúdos transversais: meio ambiente, saúde, pluralidade cultural e orientação sexual, ciências naturais,ética e regras de trânsitos,incluindo as mais diversas disciplinas do currículo, artes visuais, teatro,
Geografia, história, língua portuguesa e etc







Vale acrescentar que não é só uma técnica que envolve modelagem de massinhas, mas uma possibilidade de otimização do laboratório de informática.







A produção de uma animação envolve várias etapas, desde a criação do roteiro e a confecção de cenários e personagens até a sua edição.






O curso apresenta a arte da animação em stop motion, a partir de técnicas variadas que utilizam desenhos, fotografias, brinquedos, massa de modelar e o próprio corpo.





Os professores, Hugo Emanuel e Silvana (Parnamirim), Adriana, Juliana e Mariana (Natal), tem demonstrado interesse em aprender a técnica e utilizar com seus alunos.







Trabalhar a técnica de Stop Motion (animação em vídeo), com os professores da rede municipal do Natal, tem sido maravilhoso. Os professores aprendem novas técnicas para aperfeiçoar suas aulas.




Stop motion é uma técnica de animação gravado fotograma a fotograma com recurso de uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador.

O curso é ministrado no NTE Natal pela professora Elizete Arantes que é especialista em cinema e vídeo, fotografia digital, informática e Novas Tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação.

Este curso para os professores é uma forma de fazer com que a capacitação para uso das novas tecnologias e uso do laboratório de informática das escolas seja uma ação constante na prática do professor.

Os cursos são de 20 horas e estudamos teoria e aplicação prática da técnica em stop motion.
Próximas turmas: Terça feira (uma vez por semana) no horáio das 18:30 - 21:00 e nas sextas feiras das 14:00 as 17:30 ( também uma vez por semana).
São seis encontros ao todo em que estudamos teoria, prática, edição e tudo o que envolve a técnica.

Vale a pena conferir e se preparar para melhorar as aulas e os métodos de ensino.
As matrículas para o segundo semestre já estão abertas e você pode adquirir maiores informações aqui mesmo no blog interagindo com a professora Elizete Arantes ou pelas
informações no telefone: 3232-3397 com Vera Poletto ou Fátima Macêdo.
(84)3232-3397

10 comentários:

  1. Admiro bastante a dedicaçāo da profa. Elizete por estar a todo tempo valorizando e incentivando a todos os professores da Rede Municipal de Educaçāo de Natal. Vale agora todos nós fazermos a nossa parte como educadores.

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada com o curso de fotografia digital que estou fazendo com a professora Elizete, só espero ter a oportunidade de fazer o Stop Motion e me aperfeiçoar cada vez mais. Obrigada professora por sua dedicação.

    ResponderExcluir
  3. Olá professora,
    Parabéns por continuar inovando. Gostaria de saber mais sobre o curso, quando começa a nova turma da Terça à noite, se é pago(quanto) ou gratuito, e o endereço onde será ministrado.
    Ab.
    Kelly
    kellyeduca@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá professora,
    Fiquei interessada em seu curso. Mas não sou professora da rede municipal. Faço oficinas de fotografia para comunidade carente na nossa cidade e gostaria de obter essa tecnica para acrescentar meus conhecimentos e poder passar isso adiante. Gostaria de saber como faço e se é possivel a minha participação. Espero um retorno.
    grata, Marilia Clara
    mariliaclaraa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Professoraaa, muito chique o seu blog! Acabei criando um também para postar, dentre variadas coisinhas, o que estou aprendendo com a senhora!! Estou adorando o curso de stop motion!!! E postei hoje algumas fotos, resultado com certeza do que aprendi no curso básico de fotografia digital!!! Dê uma olhadinha nas minhas fotos: http://professoramarianavasconcelos.blogspot.com
    Abraçooo

    ResponderExcluir
  6. Não imaginava que fossem tantas fotos! Próxima aula levarei o meu pen drive e pego as fotoss! Obrigada! beijoo

    ResponderExcluir
  7. Profª elizete, começarei em abril 2011, a usar essa técnica. E vou tbm usar o seu blog para repasse dessa experiencia, q tbm tive com vc.

    um abraço,
    ANA MOURA

    ResponderExcluir
  8. Alunos:

    Olá, profeesora!!!

    Como foi bom aprender a técnica de trabalhar com Stop motion,pretendemos desenvolver com nossos alunos em sala de aula. De seus saudosos alunos do Polo de Monte Alegre/UVA.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  9. Olá, professora!!!
    Achei o máximo e o privilégio de aprender essa técnica stop motion...concerteza ira enriquecer o meu trabalho com meus alunos..

    Maria Aparecida(UVA-MACAÍBA)

    ResponderExcluir
  10. Olá Professora, fiquei muito triste porque o Curso não aconteceu no CEMURE por falta de participantes, espero que no próximo ano as pessoas se interessem mais pelos cursos. Deixo aqui o endereço do meu blog espero vê-la por lá.
    Um abraço.
    darcleacardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.