segunda-feira, 25 de abril de 2011

Escola Municipal Prof.ª Josefa Botelho-“Feliz-Felicidade” Uso do vídeo do domínio público na sala de aula

Aluno da EJA mostrando sua atividade final

Professoras autoras da atividade em sala:  Marieta Cunha do Nascimento e
Renereide Dantas
Curso do uso de vídeo na prática pedagógica:
profa ministrante Elizete Arantes
Alunos da EJA assistindo o vídeo “Feliz-Felicidade”
do domínio público
“Feliz-Felicidade”

Este vídeo faz parte do acervo do Domínio Público acesse:
http://www.dominiopublico.gov.br/


RESUMO: O vídeo desperta no aluno a reflexão sobre a felicidade/amor, destacando a ortografia que usa nas seguintes palavras: feliz, felicidade, casado, exato, dúvida e duvida.

PALAVRAS CHAVES: ortografia, feliz, felicidade, casado, exato, dúvida e duvida.
NÍVEL DE ENSINO: 4.ª série do ensino fundamental e EJA IV.
MODALIDADE: 1.º grau.
COMPONENTE CURRICULAR: português.
DISCIPLINAS RELACIONADAS: português, ciências, ensino religioso, ética, educação sexual.
ASPECTOS RELEVANTES DO VÍDEO: o vídeo destaca as palavras que tem o som de F, Z, S, X, V.

Alunosda EJA fazendo as atividades
00’ – 26’’ – fala sobre o amor e felicidade.
27’ – 1:04’’ – falam de felicidade.
1:05’ – 1:35’’ –falam de estar casados e amor.
1:41’ – 2:10’’ –ele retorna falando e apresentando na tela, as palavras chaves que os alunos aprenderam com este vídeo.
2:11’ – 2:23’’ –o programa também faz relação das palavras citadas anteriormente, com novas palavras como juízo, justiça, cúmplice e cumplicidade.
2:38’ – 2:44’’ –apresenta o som e a escrita das palavras destacadas no vídeo.
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 2 aulas.
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
• ele poderá discutir questões como felicidade, união, amor; assim como ver a complexidade das palavras com F,V,S,Z,X,V.
• Possibilitar ao aluno refletir sobre a felicidade, o amor, união, casamento, respeito, justiça, etc.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
Etapa 1- O filme será exibido na primeira aula
Etapa 2- As atividades serão distribuídas em 2 horas aulas e em etapas por aula.
1.ª aula- 1.ª Etapa: exibição do Vídeo “Feliz-Felicidade” encontrado no site do domínio público

Elaboração e exposição de um cartaz com uma música que tenha algumas palavras que serão discutidas na sala de aula.
Música: Utopia Pe Zezinho

Projeção do filme em sala da EJA
 Consulta: http://letras.cifras.com.br/padre-zezinho/utopia   

Das muitas coisas
Do meu tempo de criança
Guardo vivo na lembrança
O aconchego de meu lar
No fim da tarde
Quando tudo se aquietava
A família se ajuntava
Lá no alpendre a conversar


Alunas da EJA fazendo suas atividades

Meus pais não tinham
Nem escola e nem dinheiro
Todo dia o ano inteiro
Trabalhavam sem parar
Faltava tudo
Mas a gente nem ligava
O importante não faltava
Seu sorriso, seu olhar                                                                

Eu tantas vezes                                                     
Vi meu pai chegar cansado
Mas aquilo era sagrado                        
Aluno da EJA fazendo sua atividade prática

Um por um ele afagava
E perguntava
Quem fizera estripolia                                                                          

Projeção do filme e das atividades

E mamãe nos defendia
E tudo aos poucos se ajeitava
O sol se punha
A viola alguém trazia
Todo mundo então queria
Ver papai cantar pra gente

Exposição das atividades dos alunos da EJA

Desafinado
Meio rouco e voz cansada
Ele cantava mil toadas
Seu olhar no sol poente

O tempo passa
E hoje eu vejo a maravilha
De se ter uma família
Enquanto muitos não a tem
Agora falam
Do desquite e do divórcio
O amor virou consórcio
Compromisso de ninguém

Há tantos filhos
Atividade dos Alunos da EJA
Que bem mais do que um palácio                                                                                             
Gostariam de um abraço
E do carinho de seus pais
Se os pais se amassem
O divórcio na viria
Chamam a isso de utopia
Eu a isso chamo paz.                                                                             

1.ª aula- 2.ª Etapa: Em seguida colocar o cd ou DVD da música utopia. Pe. Zezinho - Utopia.avi
1.ª aula- 3.ª Etapa:Apresentação e exibição do vídeo e uma conversa informal sobre o assunto, levar o aluno a dialogar sobre os temas apresentado e ver o que si banaliza nos dias atuais.
2.ª aula- 1.ª Etapa:
1. Resolver um caça palavras referente ao assunto:
Alunos da EJA fazendo as atividades solicitadas
G T F E L I C I D A D E G T M K A M O R U D Z
C T C A S A D O X V T U O P O U N I Ã O N I Ç
F E L I Z L M L G P H V J P M.K M L. L J U S T Y
D Ú V I D A E D U V I D A B M C Ú M P L I C E
C U M P L I C I D A D E L C F B E X A T O M Q V
B G J U S T I Ç A N M U H D C J U Í Z O W Q U P

2. Ordenar e procurar no dicionário o significado das seguintes palavras:
Feliz – Felicidade – Casado – Exato – Dúvida
Duvida – Juízo – Justiça- Cúmplice - Cumplicidade
2.ª aula- 2.ª Etapa:Pesquisar uma música que tenha em sua letra as palavras pesquisadas no dicionário.
2.ª aula- 3.ª Etapa:Criar um pequeno texto ou uma poesia (ilustrado) utilizando algumas das palavras estudadas.
DICAS DE MATERIAIS UTILIZADOS E REFERÊNCIAS:
.Música: http://letras.cifras.com.br
  .Vídeo: Domínio Público “Feliz-Felicidade”
Material utilizado: Papel ofício, Lápis de cor, Cola, revistas, Tesoura, Dicionário.

Um comentário:

  1. Super interessante, parabéns! Quando a gente quer, a gente faz!!!!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.