Aluno da EJA mostrando sua atividade final |
Professoras autoras da atividade em sala: Marieta Cunha do Nascimento e
Renereide Dantas
Curso do uso de vídeo na prática pedagógica:
profa ministrante Elizete Arantes
profa ministrante Elizete Arantes
Alunos da EJA assistindo o vídeo “Feliz-Felicidade” do domínio público |
“Feliz-Felicidade”
Este vídeo faz parte do acervo do Domínio Público acesse:
http://www.dominiopublico.gov.br/
RESUMO: O vídeo desperta no aluno a reflexão sobre a felicidade/amor, destacando a ortografia que usa nas seguintes palavras: feliz, felicidade, casado, exato, dúvida e duvida.
PALAVRAS CHAVES: ortografia, feliz, felicidade, casado, exato, dúvida e duvida.
NÍVEL DE ENSINO: 4.ª série do ensino fundamental e EJA IV.
MODALIDADE: 1.º grau.
COMPONENTE CURRICULAR: português.
DISCIPLINAS RELACIONADAS: português, ciências, ensino religioso, ética, educação sexual.
ASPECTOS RELEVANTES DO VÍDEO: o vídeo destaca as palavras que tem o som de F, Z, S, X, V.
Alunosda EJA fazendo as atividades |
27’ – 1:04’’ – falam de felicidade.
1:05’ – 1:35’’ –falam de estar casados e amor.
1:41’ – 2:10’’ –ele retorna falando e apresentando na tela, as palavras chaves que os alunos aprenderam com este vídeo.
2:11’ – 2:23’’ –o programa também faz relação das palavras citadas anteriormente, com novas palavras como juízo, justiça, cúmplice e cumplicidade.
2:38’ – 2:44’’ –apresenta o som e a escrita das palavras destacadas no vídeo.
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 2 aulas.
O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER COM ESTA AULA:
• ele poderá discutir questões como felicidade, união, amor; assim como ver a complexidade das palavras com F,V,S,Z,X,V.
• Possibilitar ao aluno refletir sobre a felicidade, o amor, união, casamento, respeito, justiça, etc.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
Etapa 1- O filme será exibido na primeira aula
Etapa 2- As atividades serão distribuídas em 2 horas aulas e em etapas por aula.
1.ª aula- 1.ª Etapa: exibição do Vídeo “Feliz-Felicidade” encontrado no site do domínio público
Elaboração e exposição de um cartaz com uma música que tenha algumas palavras que serão discutidas na sala de aula.
Música: Utopia Pe Zezinho
Projeção do filme em sala da EJA |
Das muitas coisas
Do meu tempo de criança
Guardo vivo na lembrança
O aconchego de meu lar
No fim da tarde
Quando tudo se aquietava
A família se ajuntava
Lá no alpendre a conversar
Alunas da EJA fazendo suas atividades |
Meus pais não tinham
Nem escola e nem dinheiro
Todo dia o ano inteiro
Trabalhavam sem parar
Faltava tudo
Mas a gente nem ligava
O importante não faltava
Seu sorriso, seu olhar
Vi meu pai chegar cansado
Mas aquilo era sagrado
Aluno da EJA fazendo sua atividade prática |
Um por um ele afagava
E perguntava
Quem fizera estripolia
Projeção do filme e das atividades |
E mamãe nos defendia
E tudo aos poucos se ajeitava
O sol se punha
A viola alguém trazia
Todo mundo então queria
Ver papai cantar pra gente
Exposição das atividades dos alunos da EJA |
Desafinado
Meio rouco e voz cansada
Ele cantava mil toadas
Seu olhar no sol poente
O tempo passa
E hoje eu vejo a maravilha
De se ter uma família
Enquanto muitos não a tem
Agora falam
Do desquite e do divórcio
O amor virou consórcio
Compromisso de ninguém
Há tantos filhos
Atividade dos Alunos da EJA |
Gostariam de um abraço
E do carinho de seus pais
Se os pais se amassem
O divórcio na viria
Chamam a isso de utopia
Eu a isso chamo paz.
1.ª aula- 2.ª Etapa: Em seguida colocar o cd ou DVD da música utopia. Pe. Zezinho - Utopia.avi
1.ª aula- 3.ª Etapa:Apresentação e exibição do vídeo e uma conversa informal sobre o assunto, levar o aluno a dialogar sobre os temas apresentado e ver o que si banaliza nos dias atuais.
2.ª aula- 1.ª Etapa:
1. Resolver um caça palavras referente ao assunto:
Alunos da EJA fazendo as atividades solicitadas |
C T C A S A D O X V T U O P O U N I Ã O N I Ç
F E L I Z L M L G P H V J P M.K M L. L J U S T Y
D Ú V I D A E D U V I D A B M C Ú M P L I C E
C U M P L I C I D A D E L C F B E X A T O M Q V
B G J U S T I Ç A N M U H D C J U Í Z O W Q U P
2. Ordenar e procurar no dicionário o significado das seguintes palavras:
Feliz – Felicidade – Casado – Exato – Dúvida
Duvida – Juízo – Justiça- Cúmplice - Cumplicidade
2.ª aula- 2.ª Etapa:Pesquisar uma música que tenha em sua letra as palavras pesquisadas no dicionário.
2.ª aula- 3.ª Etapa:Criar um pequeno texto ou uma poesia (ilustrado) utilizando algumas das palavras estudadas.
DICAS DE MATERIAIS UTILIZADOS E REFERÊNCIAS:
.Música: http://letras.cifras.com.br
.Vídeo: Domínio Público “Feliz-Felicidade”
Material utilizado: Papel ofício, Lápis de cor, Cola, revistas, Tesoura, Dicionário.
Super interessante, parabéns! Quando a gente quer, a gente faz!!!!
ResponderExcluir