quinta-feira, 28 de abril de 2011

Escola Municipal Ivonete Maciel- 500 anos do Brasil- um novo mundo na TV-O uso do vídeo na sala de aula: Portal Virtual audiovisual na prática educativa

Autora: Claudia Fernandes
Curso: O uso do vídeo na sala de aula: Portal TV Escola na prática educativa.
Professora orientadora: Elizete Arantes

Alunos do 5º ano Matutino asssitindo ao vídeo

Vídeo: 500 anos do Brasil- um novo mundo na TV
Episodio 3- encontros no além mar

Resumo:
O episodio conta a chegada dos portugueses ao Brasil. Inicialmente o narrador explica sobre a importância das técnicas de navegação nos séculos XV e XVI. Portugal é o país que mais se dedica a estudar a navegação. Funda a Escola de Sagres e é o primeiro país a possuir uma frota marítima. A viagem de Cabral tem fins políticos, o rei de Portugal, Dom Manuel, precisa estabelecer uma feitoria nas Índias para controlar melhor o comércio com essas terras. A viagem transcorre calmamente, porém a nau de Vasco de Ataíde desaparece sem deixar vestígios após 2 dias de busca. Na frota havia 17 representantes da Igreja que diariamente celebravam cerimônias religiosas porque o Papa queria que a palavra de Deus chegasse o mais longe possível. Pedro Vaz de Caminha era o escrivão da frota e relatava tudo que acontecia. Em 21 de abril de 1500 os marinheiros vêem algas, o que denota proximidade de terras. Em 22 de abril os portugueses vêem um monte que denominam de Monte Pascoal e ancoram em uma terra que recebe o nome de Terra de Vera Cruz. Em 23 de abril Nicolau Coelho vai a praia fazer contato com os tupiniquins que o esperavam muito curiosos. Este primeiro contato é feito através de gestos e troca de presentes. E assim, dá-se o encontro no além mar.

Palavras chave: Brasil- Portugal- Viagem- Índias- Europa- Nau- Navegações- Descobrimento- Índios e Brancos.

Professora Claúdia Fernandes conversando com os alunos


Nível de ensino: 5º ano   
Modalidade de ensino: Ensino fundamental


Componente curricular: História

                                            
Disciplinas relacionadas: Geografia, Língua Portuguesa e Artes.

Aspectos relevantes do vídeo:
A historia do descobrimento do Brasil contada através do teatro de bonecos.
A estrutura do vídeo constando de: narrador (português), teatro de bonecos e correspondente (ameríndia).
A forma lúdica de trabalhar conteúdos de Historia.

Alunos do 5º ano fazedo suas atividades
Duração da atividade: 1 hora e 30 minutos

O que o aluno poderá aprender:
O descobrimento do Brasil: quando ocorreu, porque ocorreu, como eram as viagens marítimas na época, qual a intenção de Cabral, o que os portugueses encontraram quando chegaram a nova terra, que diferenças existem entre portugueses e índios, fazer comparações entre as navegações do século XVI e as de  hoje e, como a leitura de imagens  pode auxiliar a disciplina de língua portuguesa.

Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo professor:

Conjuntura econômica, política e social do século XVI.
Alunos do 5º ano fazendo as atividades
Importância das navegações no período.


Cruzadinha como atividade de fixação de aprendizado

Estratégias e recursos da aula:

Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos através de um debate oral.
Descrição sucinta do conteúdo da aula (pré leitura).
Explicação do que será feito após a exibição do filme.
Exibição do filme.
Diálogo sobre seu conteúdo.
Atividade prática.

    Perguntas da Cruzadinha:

1)      Um grupo de navios chama-se?
2)      Como eram chamados os navios na época?
3)      Qual o nome do capitão do navio que desapareceu?
4)      O que os marinheiros viram no mar e por isso sabiam que havia terra próxima?
5)      Pero Vaz de Caminha era o................................... da frota.
6)      Como foi chamada a terra descoberta?
7)      Quem eram os habitantes da terra quando os portugueses chegaram?
 


Etapas da aula:

Levantamento dos conhecimentos prévios.
Pré - leitura.

Aluno do 5º ano fazendo suas atividades

Exibição do vídeo.
Atividade: 
Os alunos receberão uma atividade na qual terão que desenhar como foi o encontro no além mar entre índios e portugueses.
Na mesma atividade terão que completar uma cruzadinha cujas perguntas estarão espalhadas pela sala e serão lidas pelo professor ou por um aluno.

Referências:

http://www.mec.gov.br-/ Ministério da Educação- Secretaria de Educação a distancia- Historia- Brasil 500 anos: um novo mundo na TV- episodio 3: Encontro no alem mar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.