terça-feira, 20 de julho de 2010

Capela de Nossa Senhora das Candeias - Engenho Cunhaú - Canguaretama-Rio Grande do Norte































2 comentários:

  1. Elizete,
    estive em Canguaretamma em 2007, para conhecer, além de outros sítios, especificamente o antgo sítio onde existia o Engenh Tamatanduda.
    Depois é que fui conhecer a Capela N. S. das Candeias. Conheço relativamente bem essa história, desde o século XVII, sobre os Senhores do Cunhaú. Prncipalmente do "último" Senhor, Dendé Arcoverde, contado por Câmara Cascudo em Actas Diurnas e em carta dele endereçada a meu pai.
    Gostei do su blog, além de me interssar, tenho raizes potiguares(avós e bisavós paternos).
    Meu PEDIDO, hoje,relativo à Capela, semelhante à Capela do Cunhaú, que está em ruinas, abandonada, no antigo (sítio) ENGENHO TAMATANDUBA...vizinho ao Engenho do CUNHAÚ.

    Em 2007 escrevi uma carta à Supeintendente do IPHAN - RN para uma visita à Capela de Tamatanduba para uma avaliação de seu valor,com patrimônio histórico, e possível restauração.
    Recebi resposta de que iriam à Canguaretama, para tal ação. Como meu requerimento não foi oficial, protocolado, não tenho como cobrar.
    Pediria, então que alguém se interessasse por esta causa. A capela é semelhante à Capela do Cunhaú, (arquitetura colonial).
    Quem me levou a Tamatanduba, antigo engenho, para conhecer a capela foi o Prof. Francisco Galvão,pesquisador, que mora em Canguaretama, casado com a Prof Lúcia Galvão.

    Agradeço sua atenção.
    Um abraço.
    Meu email: lubpaiva@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Professora, gostaria de saber como faço para visitar o local. Por gentileza, se puder, entrar em contato pelo o email: ismaelandre2006@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.