sexta-feira, 9 de julho de 2010

Ruínas do casarão da Viúva Machado – As múltiplas versões de uma lenda














6 comentários:

  1. Obrigada pela visita, Elizete! Isto aqui também está muito bonito! Se quiser publicar alguma foto minha, esteja à vontade. É só dar os créditos..rsss..
    Um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não sou prof:, nem aluna, apenas uma admiradora do belo.Desculpe chegar assim, mas caminhos do coração me trouxeram até aqui, estou encantada com as oportunas informações, fotos e demais atividades.Belo blog , exelente trabalho professora.Parabéns...
    Sônia Rêgo.

    ResponderExcluir
  3. Professora, essas fotos são do casarão dos Guarapes, onde foi casa de comércio construida por Fabrício Gomes Pedrosa, fundador de Macaíba. Sou educador e macaibense e pelo tempo que conheço a história, desconhecia ela residindo nesse casarão e sim, próximo ao Solar Ferreiro Torto, onde ainda existe a edificação. Quero saber realmente se o que falo sobre a Viúva, o apreendido desde a infância está errado. Qual a fonte desse vídeo para que eu possa pesquisar. Saiba que nao estou colocando em dúvida e sim querendo tirar uma grande dúvida. Como educadore, sabes muito bem que temos que buscar sempre a verdade ou o que se aproxima dela. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá professora sou aluno do 6º periodo de história da UVA.Achei fantástico esse documentário. Eu já havia pensado na possibilidade de fazer minha monografia baseado no mito da viuva machado mais ainda não tinha um norte.Seria uma das possibilidades .Se possivel gostaria de fazer contato com a senhora pelo email filhodomestrejesus@hotmail.com.Parabéns pela sua iniciativa.

    ResponderExcluir
  5. A casa da viúva Machado fica ao lado da Igreja do Rosário, no centro, em Natal. Não se encontra em ruínas, mas é uma bela construção e faz parte do patrimônio arquitetônico de Natal. Sua morte, na década de 1960 não condiz com essas ruínas que devem ser bem mais antigas que sua história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vocês perceberam, o roteiro foi baseado em falas dos alunos da Escola Municipal Almerida Machado. A produção é um resgate das lendas do bairro. Segundo os moradores, era uma casa de campo. Nós só reproduzimos a história que está na imaginação deles. Se é verdade eu não sei, se ela morou lá ou deixou de morar...se perteceu a família machado ou deixou de pertencer. Cabe, nesse caso, continuar a investigação.

      Excluir

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.