sábado, 18 de setembro de 2010

Escola Municipal Terezinha Paulino- Fazendo cinema na escola -uma prática que redimensiona a leitura e a escrita no processo educativo



Reflexões sobre o estudo do cinema no ensino fundamental: uma prática que redimensiona a leitura e a escrita no processo educativo
Autora: Dalva Simône Linhares
Orientação: Elizete Arantes
A proposta apresenta uma experiência de leitura de filmes e documentários que versam sobre a origem do cinema e sua importância para a sociedade contemporânea na perspectiva de redimensionar a prática educativa em sala de aula do ensino fundamental, e desencadear a formação do aluno como leitor e produtor de imagens, conseqüentemente, um aluno capaz de fazer uma leitura de mundo. Utilizamos o documentário 100 anos luz produzido pela Rede Globo de Televisão por ocasião das homenagens aos 100 anos de cinema, que versa sobre a história do cinema em vários países, o filme Tempos Modernos de Charles Chaplin que trata da sociedade capitalista que começava a se desenhar na Europa a partir do século XVIII, e o documentário A fábrica de Sonhos, que contextualiza a forte influência da cultura americana nos nossos usos e costumes.
O projeto desenvolvido “O despertar da sétima Arte” visou à compreensão, interpretação e produção de textos visuais a partir da leitura da imagem e foi desenvolvido na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima nos anos de 2008-2009 com alunos do 7ª a 9ª séries do ensino fundamental. Utilizou-se as teorias de Vygotsky à luz do sóciointeracionismo, que a partir do estudo de Oliveira (2000), subsidiou a análise e a metodologia, a participação e interação dos alunos, como também, as transformações reveladas em cada participante. Para compreender e explicar todo o processo experimentou-se as colocações de Delors (2006), quando propõe eixos norteadores da educação para o século XXI, mencionando os quatro pilares: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Viver Juntos e Aprender a Ser. Assim, ficou evidenciado que utilizar a leitura de imagens na escola torna melhor o processo de ensino e aprendizado, a convivência, a tolerância e o respeito com as pessoas, devido à essência multicultural do cinema e às múltiplas leituras que se podem construir juntos, principalmente, a leitura de um novo mundo.
Palavras chave: Cinema, Arte, Vídeo, Sóciointeracionismo, Leitura da imagem, Alfabetização Visual 

No link abaixo o leitor pode visualizar um dos documentários produzidos pelos alunos e pela professora Simone Linhares, e mais abaixo alguns links do youtube com os demais materiais produzidos por alunos.


A comunicação Interativa do Jornal na Escola
http://elizetearantes.blogspot.com/2010/09/lajes-do-cabugi-9399-habitantes-area.html#links


Construindo a leitura do cinema na Escola
http://www.youtube.com/watch?v=9PsY-NpEWGk&feature=related


Escola Municipal Terezinha Paulino Fazendo História
http://www.youtube.com/watch?v=f6aMwxBldb0

    VISITA INUSITADA

Professora  Elizete Arantes visita a  ESCOLA TEREZINHA PAULINA e conversa sobre Cinema: fonte de conhecimento, pesquisa, lazer e profissão,  assunto que a professora Simone Linhares já vem debatendo em sala de aula há muito tempo, desde 2008 em turmas anteriores. Vocês podem estar se perguntando, não é um assunto profundo demais para adolescentes entre 12-14 anos?
Não, quando se trata de aluno da 6º,7º e 8º anos que vem estudando sobre cinema na sala de aula e extra classe de forma continuada e já produziram três documentários junto com sua professora.


Professora Simone Linhares de Língua portuguesa, também administradora da sala de leitura, tem feito um trabalho primoroso com seus alunos e tem repassado toda a técnica que adquiriu nos cursos ministrados pela professora Elizete Arantes do NTE-Núcleo de Tecnologia Educacional do Natal a qual exerce a função de multiplicadora em audiovisual e fotografia digital


Em qual escola da rede pública e privadas de Natal alunos utilizam filmadoras, máquinas fotográficas e até edição de imagens e som para contar suas histórias?

Por isso, foi importante mostrar para os alunos a possibilidade de uma formação em audiovisual, falou-se sobre os cursos do NTE para professores e que, obviamente, os mesmos terão que socializar com os alunos, que Simone Linhares já está fazendo. E também foram citados alguns cursos em outras instituições.
Alunos editores de imagem, que coisa maravilhosa.
Também alunos roteiristas, cenógrafos, cinegrafistas. Só na escola Terezinha Paulino que acontece!!!



Depoimento do aluno do 8º ano (12 anos) Geraldo Quintino da Silva Neto




Aprendi,  com o Projeto 7ª Arte, que o cinema brasileiro é bem diversificado e teve sua época de decadência e auge.
No início do estudo tivemos que buscar assuntos para fazer o seminário em que as professoras Simône e Carmélia deram ideias e incentivaram os alunos.
Com a palestra da professora Elizete entendi que os filmes são uma grande fonte de cultura e que o cinema brasileiro deveria ser mais valorizado. Ela também passou muita confiança e estímulo para os alunos em dar continuidade ao projeto.

[1] Pós-Graduada pela Faculdade Internacional de Curitiba (2007), graduada em Letras (UFRN), educadora da rede pública de ensino municipal e estadual de Natal/RN. Autora do livro As Cinco Estações (2007). Contato: sy_linhares@hotmail.com
[2] Mestre em Educação pela UFRN, especialista em Metodologias de arte aplicada à educação com ênfase em cinema e vídeo. Professara Formadora presencial e a distância de produção audiovisual aplicada à educação. Ministra atualmente os cursos “introdução à produção de vídeos”, “Professor: de espectador a produtor de vídeos” e “ Edição de vídeos aplicada à educação utilizando softweres livres”, no Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal-RN e professora conteudista e formadora em educação a distância pelo IFRN. Contato: elizetearantes@gmail.com

5 comentários:

  1. Muito legal esse trabalho da professora Elizete e da professoara Simone Linhares.

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  2. Já fiz parte do grupo Terezinha Paulino, sempre foi uma escola de qualidade, mas tem se superado a cada dia, parabéns para toda a equipe e em especial para minha colega Aldinizia, profa. de História. E UM PARABÉNS ENORME para a iniciativa da profa. Simone, não lembro de a ter conhecido.

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  3. JULIO CÉSAR TRAVASSOS11 de novembro de 2010 às 19:34

    Nem todos poderam ser lembrados mas, fico feliz pela escola.
    Sou morador do conjunto desde a entrega das casas aos moradores do conjunto - "1991", e professor fundador também da escola, quando ainda era galpões as salas oferecidas para o ensino regular de 1ª à 4ª série do Ens. Fundamental.

    A história da Professora Terezinha Paulino na educação foi escrita e chegou ao fim, no mesmo ano em que nasce a ESCOLA TEREZINHA PAULINO para dar continuidade e imortalizar o trabalho da professora no oficio de "ensinar".
    Esta justa homenagem tem sido honrado pelos profissionais que ai passaram, e os que hoje estão no exercício do ensino-aprendizagem na formação do cidadão do amanhã.
    Desejo de coração que as laudas da hitória da "ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA TEREZINHA PAULINO", continue gerando conhecimento e formando o indivíduo pensante e crítico em nossa sociedade, com espaço cada vez mais concorrido.
    ABRAÇOS A TODOS(AS) VELHOS(AS) AMIGOS(AS) QUE AI ESTÃO E O OS NOVOS E VALOROSOS PROFISSIONAIS.
    DE JULIO CÉSAR E FATIMA TRAVASSOS.

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  4. parabens professora Simone seu trabalho fo um sucesso!!!!

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  5. Olá Professora, fui aluna do Terezinha Paulino. Primeiro, parabéns por seu excelente trabalho como educadora! Além disso, gostaria de saber se há alguma foto ou biografia da escola na qual retrate toda a história da mesma. Obrigada, aguardo resposta.

    ceica_franca01@hotmail.com

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