segunda-feira, 6 de setembro de 2010

NOSSO RIO POTENGI (HAICAI e o Rio Potengi)

O QUE É HAICAI
Haicai é um poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século 20 e hoje conta com muitos praticantes e estudiosos brasileiros. No Japão, e na maioria dos países do mundo, é conhecido como haiku.



Segundo Harold G. Henderson, em Haiku in English, o haicai clássico japonês obedece a quatro regras:
• Consiste em 17 sílabas japonesas, divididas em três versos de 5, 7 e 5 sílabas
• Contém alguma referência à natureza (diferente da natureza humana)
• Refere-se a um evento particular (ou seja, não é uma generalização)
• Apresenta tal evento como "acontecendo agora", e não no passado.
No transplante do haicai para outros países, algumas das regras anteriores são seguidas com maior ou menor fidelidade, enquanto outras podem ser mesmo ignoradas, dependendo de cada poeta ou da escola seguida.

Veja mais em: http://www.kakinet.com/caqui/nyumon.htm

Plano de aula da realização

Escola Municipal Santos Reis
Disciplina: Língua Portuguesa – Profª. Lúcia Ferreira
Verso e reverso: um novo olhar para a natureza.
Seqüência didática
Objetivos: Identificar figuras de linguagem cotidiana; experimentar novas formas de composição poética (HAICAI); facilitar a percepção entre palavra, som e imagem em textos que exploram, simultaneamente, a arte gráfica, plástica e literária; socializar as produções por meio de exposições orais e fotográficas.
Turma: 7º Ano
Tempo estimado: 7 aulas.
Material necessário: Livro didático, cópias de textos, máquinas e celulares para fotografar
O objeto descrito ( O SOL), expositores para as fotos em editoração eletrônica, vídeo e TV para apresentação em imagens musicada.
Desenvolvimento
1ª Etapa: Iniciamos com apreciação de poemas, de José Paulo Pais, ilustrado pelo artista plástico Rubens Matuck (mistério de amor), onde se trabalha a linguagem e a construção do texto, a estrutura do poema.
2ª Etapa: conhecemos algumas figuras de linguagem( comparação, metáfora, metonímia, hipérbole, antítese e personificação).Em seguida fazemos o reconhecimento de todas dentro do texto literário.
3ª Etapa: trazemos estes recursos para o cotidiano através da música .
4ª Etapa: Introduzimos algumas formas de fazer poema- o HAICAI. Partimos do haicai de Estela Bonini ilustrado pelo tela óleo sobre tela de Vicent van Gogh, Tarde de verão. Fazemos um rápido estudo das cores, buscamos o universo das sensações , a composição, aproximamos as diversas linguagens e buscamos a revelação de nossos alunos, suas opiniões.
5ª Etapa: em grupo e partindo do verso do poema de Estela Bonini” O sol artista nato/ coloriu o chão...” saímos pela escola buscando verdadeiras obras de arte através de sombras nas paredes, no chão , fotografamos a imagem que em seguida se torna verso.
6ª Etapa: aula – passeio ao Canto do Mangue.Lá os alunos tiveram oportunidade de estreitar as relações entre o fazer escolar, a comunidade e a natureza.
7ª Etapa: tecendo o texto. Agora o verbal e o visual comungam para expressar harmonicamente o quadro. Ele é então devolvido ao celeiro que o gerou em exposição no final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.