segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um Minuto no Museu 3- Medalhão de Revestimento- Dica pedagógica


Um Minuto no Museu 3- Medalhão de Revestimento
Para asssitir esse vídeo acesse o link:

Material Produzido por: Elizete Vasconcelos Arantes
Pedagoga e professora de Artes Visuais

Resumo
Rafael, Mona e Nabi, personagens criadas para apresentar de forma lúdica a série Um Minuto no Museu, e nesse epsódio apresentam o Medalhão de Revestimento, com data do inicio do século XVII. Peça em cerâmica que enfeitava os muros dos palácios e de grandes construções, ornado com a técnica do mosaico, que consistia em pequenas peças cortadas no tamanho exato e coladas uma a uma, exigindo perícia dos artistas do povo islâmico, é hoje um dos representantes da arte e cultura islâmica, exposto no museu do Louvre, em Paris.

Palavras-Chave
Arte Islâmica, Medalhão de Revestimento, Cerâmica, Mosaico, Museu do Louvre

Nível de ensino:
Fundamental (5º ano).

Componente curricular
Arte

Disciplinas relacionadas
História e Religião



Aspectos relevantes do vídeo
O vídeo apresenta de forma lúdica o Medalhão de Revestimento.  Fala da técnica usada para compor o mosaico de cerâmica que consistia em pequenos pedaços de cerâmica cortados do tamanho certo e da cor certa e depois revestidos com verniz. Geralmente os artistas representavam as histórias de batalhas bem sucedidas, fábulas, signos políticos, signos do zodíaco, etc. Mostra também que um exemplar do Medalhão de Revestimento está exposto no museu do Louvre, em París, na França.

Duração da atividade
Recomenda-se uma hora-aula para esse episódio.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber que os medalhões de revestimento de origem islâmica são grande fonte de informação, pois geralmente contam histórias de batalhas, acontecimentos políticos, fábulas populares, etc.
Compreender que a arte contemporânea tem relação com a Arte Islâmica.
Entender que algumas representações da vasta Arte Islâmica estão expostas ao público no museu do Louvre que fica em Paris na França
Apreciar a arte Islâmica
Possibilitar ao aluno a descoberta de sua própria poética.

Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo professor com o aluno
Os princípios básicos da civilização e da religião Islâmica.
Os princípios básicos da arte religiosa e não religiosa da civilização Islâmica.

Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades

1ª etapa
Preparar a sala de vídeo ou laboratório de informática e ou a sala de aula de forma agradável e acolhedora aos alunos, ou seja, observar se os suportes de exibição de imagem e som estão funcionando bem, e se as cadeiras estão posicionadas para facilitar a visualização do aluno.

2ª etapa
 Exibir o vídeo: Um minuto no Museu – Medalhão de Revestimento

3ª etapa
Terminada a exibição, tecer, ouvir e direcionar os diálogos sobre o que viram e ouviram no documentário. Trazer à tona algumas informações sobre os medalhões de revestimento de origem islâmica que são grandes fontes de informações, pois geralmente contam histórias de batalhas, acontecimentos políticos, fábulas populares, etc. Trazer à tona a arte não religiosa islâmica que já traziam nas suas figurações representações de animais e humanos.
O professor poderá incentivar a apreciação da Arte Islâmica a partir de explicações sobre o museu do Louvre e em vários museus da Europa. O professor poderá aguçar o desejo de pesquisa do aluno mostrando sites especializados em imagens e sites oficiais dos museus. Para isso, o professor poderá utilizar os links sobre o assunto citado nas referências, e se possível levar para sala de aula um multimídia para expor as imagens através da internet. Museu do Louvre. Disponível em: http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp. Solicitar que o aluno pesquise em casa ou no laboratório de informática da escola.      

4ª etapa
Sugestão de atividades práticas: possibilitar ao aluno a descoberta de sua própria poética através de produção de trabalhos de arte utilizando mosaicos. Para esta atividade o aluno deverá ter analisado os mosaicos da Arte Islâmica e outros mosaicos contemporâneos. O professor poderá promover situações em que o aluno observe a realidade a sua volta, a natureza, as histórias, as fábulas e criem mosaicos com diversas figuras. Solicitar que o aluno utilize cores diversas de papel e que traga para sala de aula lápis, régua, borracha, compasso e ou outros materiais necessários. A matéria prima do mosaico poderá ser substituída por cartolina cortada em grandes círculos, ou suportes de embalagem de pizza (geralmente encontradas em supermercados), papel colorido e cola para colar, envernizar e impermeabilizar. O professor deverá orientar todas as etapas.
Exemplos de atividades a ser seguida: Observação da realidade e criação de personagens figurativas, humanas e animais, como também as figuras geométricas com linhas retas, curvas, polígonos e estrelas. Disponível em:



Figura 1. Disponível em:
Acessado em: 04/05/2011

Figura2. Disponível em: http://www.cacosemosaicos.com.br
Acessado em: 04/05/2011

5ª etapa
Expor as atividades dos alunos na sala de aula possibilitando que todos analisem e identifiquem as pequenas histórias contadas a partir dos mosaicos realizados, às formas e cores. Incentivar que as atividades sejam fotografadas e colocadas no blog da escola.

Questões para discussão
Qual a contribuição do medalhão de revestimento, criado a partir do mosaico de cerâmica para que os alunos se expressem utilizando os elementos visuais e construam uma poética pessoal?
O que a arte contemporânea tem da Arte Islâmica?

Dicas de materiais utilizados

Arte Islâmica. Disponível em:

Arte Islâmica. Disponível em: http://www.infoescola.com/artes/arte-islamica/ . Acessado em 01/05/2011.

Museu do Louvre. Disponível em: http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp . Acessado em: 01/05/2011. (site oficial).

Museu do Louvre. Disponível em:

Observação da realidade e criação de figuras geométricas. Disponível em:

Um Minuto no Museu 3- MEDALHÃO DE REVESTIMENTO http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1520 .

Figura 1. Disponível em:
Acessado em: 04/05/2011

Figura2. Disponível em: http://www.cacosemosaicos.com.br
Acessado em: 04/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.