segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um Minuto no Museu- Machado de Sela da Índia- Dicas Pedagógicas para o Ensino de Artes



Um minuto no Museu – Machado de sela
Para acessar o vídeo clique aqui neste link:

 Autora da dica pedagógica: 
 Elizete Vasconcelos Arantes Filha 
Pedagoga e professora de Artes Visuais
   
Resumo
Rafael, Mona e Nabi, personagens criadas para apresentar a série Um Minuto no Museu, apresentam nesse episódio o Machado de Sela, típico da região de Tabar, na Índia século XVIII, uma das armas de batalha usada pelos guerreiros Islâmicos, ornados com arabescos que decoravam e personalizavam a arma, e é hoje um dos representantes da cultura e da arte islâmica, exposto no museu do Louvre, em París.
.
Palavras-Chave
Arte Islâmica, Machado de Sela, Arabesco, Cultura, Museu do Louvre

Nível de ensino:
Fundamental (5º ano).

Componente curricular
Arte

Disciplinas relacionadas
História e Religião

Aspectos relevantes do vídeo
O vídeo apresenta de forma lúdica uma arma de batalha usada pelos guerreiros Islâmicos da região de Tabar na Índia, porém como um objeto de arte que faz parte da história da civilização Islâmica. Mostra os arabescos – decorações entrelaçadas muito freqüentes na arte islâmica, que decora e personaliza a arma com figuras de folhas e plantas. Mostra também que o machado está exposto no museu do Louvre na França.

Duração da atividade
Recomenda-se duas horas-aulas para a exibição do episódio e desenvolvimento de atividades.

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar que a denominação Arte Islâmica é usada para qualquer estilo de arte de uma ampla população do Oriente Médio, que adotou o Islamismo como conceito religioso.
Perceber que os objetos de arte de origem islâmica estão geralmente desprovidos de expressões figurativas.
Reconhecer que os arabescos na arte religiosa islâmica são formados em grande parte por elementos geométricos com flores, folhas, plantas e animais.
Perceber que arabescos eram utilizados na decoração de objetos.
Compreender que o Machado de sela é apenas um representante do extenso arsenal de guerra islâmico, dentre outros objetos e que hoje são peças de arte.
Entender que algumas representações da vasta arte Islâmica estão expostas ao público no museu do Louvre que fica na França
Apreciar a arte Islâmica
Possibilitar ao aluno a descoberta de sua própria poética.

Conhecimentos prévios que devem ser trabalhados pelo professor com o aluno
Os princípios básicos da civilização e da religião Islâmica.

Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades

1ª etapa
Preparar a sala de vídeo ou laboratório de informática e ou a sala de aula de forma agradável e acolhedora aos alunos, ou seja, observar se os suportes de exibição de imagem e som estão funcionando bem, e se as cadeiras estão posicionadas para facilitar a visualização do aluno.

2ª etapa
 Exibir o vídeo: Um minuto no Museu – Machado de sela

3ª etapa
Terminada a exibição, tecer, ouvir e direcionar os diálogos sobre o que viram e ouviram no documentário- como uma arma de guerra do passado se tornou uma obra de arte, explicar que no Machado de Sela típico da região de Tabar, na Índia, contém informações sobre a história do guerreiro que usava a arma e também da família a qual pertencia, seus feitos na guerra e sobre seus descendentes. O professor poderá explicar que apesar de ser um exemplo da crueldade da guerra, hoje é um legítimo representante da história, cultura e arte de um povo, pois cada região personalizava suas armas com desenhos em forma de arabescos - decorações entrelaçadas com formatos de plantas, flores, folhas, e também figuras geométricas, estrelas e polígonos, geralmente coloridos com as cores representadas no arco Iris, ou seja, cores puras, elaborados à maneira árabe, muito colorida e decorativa e esses machados passavam de pais para filhos como uma preciosa herança de família.
Se possível, o professor poderá exibir o vídeo quantas vezes for necessário.  Falar como a arte islâmica é desprovida de figuras humanas nas suas expressões por questões religiosas.  
Se possível, mostre outros exemplos de machados e seus arabescos, como também outros objetos adornados com arabescos, conforme os exemplos a segui para que os alunos observem o suporte utilizado e a técnica de pintura.  Dessa maneira o professor estará acrescentando novos conteúdos que contribuirão para o aprofundamento das discussões e possibilitando que estabeleçam relações com as informações que observaram no vídeo.

4ª etapa
O professor não deve deixar de explicar que no museu do Louvre e em vários museus da Europa, e em sites da internet, o aluno poderá encontrar exemplos da arte islâmica.  Para ampliar o repertório de seus alunos e incentivar a pesquisa o professor poderá apresentar sites especializados em imagens de obras islâmicas e sites oficiais dos museus. Para isso, poderá citar os links sobre o assunto contemplado nas referências, e se possível levar para sala de aula um multimídia para expor as imagens por meio da internet. Museu do Louvre. Disponível em: http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp . Solicitar que o aluno pesquise em casa ou no laboratório de informática da escola.

5ª etapa
Sugestão de atividades: Após os alunos terem apreciado e analisado as imagens e da Arte Islâmica poderão descobrir palavras que se reportam ao assunto no jogo caça – palavras, colorindo as palavras horizontais e verticais com as cores que mais gostarem ou ainda, com as cores que predominam nas obras de arte islâmica.
      

I
S
L
Â
M
I
C
A
P
E
R
C
E
G
D
M
I
O
A
A
N
U
A
O
S
E
I
U
U
E
A
T
U
R
C
T
L
R
L
T
L
V
R
E
C
G
E
V
S
H
E
T
C
Í
R
I
I
O
R
O
E
S
R
E
A
R
U
O
G
E
G
L
P
R
R
M
S
E
N
D
N
R
-
O
L
I
I
A
A
A
Z
X
Y
A
O
E
A
I
N
A
A
Z
Y
X
Ç
F
O
N
L
-
T
X
R
O
S
O
A
V
Y
A
O
F
A
R
D
X
Z
I
S
Z
Z
Ç
I
A
O
L
L
B
A
E
Z
Y
S
Z
Y
X
A
D
R
P
H
O
I
F
-
M
U
S
E
U
Z
O
E
T
E
A
R
X
A
S
T
A
P
E
T
E
S
O
E
R
S
E
Y
E
E
C
O
L
O
R
I
D
A
Y
S
Z
S
Z
L
L
I
S
L
A
M
I
S
M
O
A
X
M
O
N
A
A
R
A
B
E
S
C
O
Z
X

       
Horizontais: ISLÂMICA, COLORIDA, ARABESCO, MUSEU, TAPETES, MONA, ISLAMISMO,

Vertical: IMAGEM, SITES, LOUVRE, MACHADO DE SELA, INTERNET, CULTURA, ARCO- IRIS, POLÍGONOS, ESTRELAS, RELIGIÃO, CIVILIZAÇÃO, ARSENAL, FOLHAS, FLORES, NABI, RAFAEL, EUROPA, GUERRA, ARTE, DECORAÇÃO, VIDEO, PERSA.

6ª etapa
Sugestão de atividades práticas: possibilitar ao aluno a descoberta de sua própria poética por meio de produções artísticas utilizando os arabescos. Para esta atividade o aluno deverá ter analisado os arabescos com plantas, flores e os geométricos com estrelas e polígonos. Sugerir aos alunos que utilizem as cores primárias e secundárias empregadas na arte Islâmica. Solicitar que os alunos tragam para sala de aula lápis de cor e ou giz de cera, papel apropriado, régua, borracha e compasso. O professor deverá orientar em todas as etapas do processo de trabalho.

7ª etapa
Expor as atividades dos alunos na sala de aula possibilitando que todos analisem e identifique as formas e cores. Propor que as produções sejam fotografadas e colocadas no blog da escola.

Questões para discussão
Qual a contribuição do conteúdo estudado sobre a Arte Islâmica para que os alunos se expressem utilizando os elementos visuais e construam uma poética pessoal?
Como o estudo da Arte Islâmica pode contribuir para um entendimento das artes visuais na contemporaneidade?
A importância da preservação de objetos que fizeram parte da história de diferentes povos e culturas.
Estabelecer um diálogo entre os alunos a partir das explicações oferecidas pelo personagem do vídeo sobre o significado das obras.


Dicas de materiais utilizados

Arte Islâmica. Disponível em:

Arte Islâmica. Disponível em: http://www.infoescola.com/artes/arte-islamica/ . Acessado em 01/05/2011.

Arabescos. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arabesco . Acessado em: 01/05/2011.

Museu do Louvre. Disponível em: http://www.louvre.fr/llv/commun/home.jsp . Acessado em: 01/05/2011. (site oficial).

Museu do Louvre. Disponível em:

Os Mulçumanos na Península Ibérica. Disponível em:

Machado de Guerra.

Figura 1. Imagens do Machado de Sela.
Disponível em:

Figura 2. Arte Islâmica em Londres- Travessa do Século XVII.
Disponível em:
Acessado em: 01/05/2011.

Figura 3. Arte Islâmica em Londres- Tapete Persa. Disponível em:
Acessado em: 01/05/2011.

Figura 4. Design islâmico que usa estrela e polígonos. Disponível em:
Acessado em: 01/05/2011.


                                         

Figura 1. Imagens do Machado de Sela.
Disponível em:

Figura 2. Arte Islâmica em Londres- Travessa do Século XVII.
Disponível em:
Acessado em: 01/05/2011.

Figura 3. Arte Islâmica em Londres- Tapete Persa. Disponível em:
Acessado em: 01/05/2011.

Figura 4. Design islâmico que usa estrela e polígonos. Disponível em:
Acessado em: 01/05/2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da postagem? Então comente e ou dê sugestões. Aqui você tem opinião.