sábado, 10 de abril de 2010

Newton Navarro pelas lentes da Infância



Newton Navarro pelas lentes da Infância

Autoras: Mª da Conceição da S. C. Borges
conceicaoscb@hotmail.com
Sírlia Sousa de Lima
sirlialima@hotmail.com


O trabalho a ser apresentado é um relato de uma experiência vivenciada com um grupo de crianças entre 4 e 5 anos e meio de idade, desenvolvida no Centro municipal de Educação Infantil Pe Sabino Gentille, instituição educacional pública situada na cidade do Natal/RN.

Nossas atividades pedagógicas são sistematizadas através de projetos de trabalho, tendo neste ano de 2009, o tema integrador: “Eu criança e minhas tradições culturais e sociais”, com o propósito de resgata atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança e que auxiliem na formação de uma identidade autêntica e respaldada em valores éticos necessários ao cidadão consciente do seu papel na construção da sua história e da história do outro, a partir do sub tema: “Newton Navarro pelas lentes da Infância” buscamos valorizar ainda mais as experiências das crianças tendo como principal objetivo a conscientização da necessidade de preservação do Meio Ambiente. “Um projeto é uma atividade instrucional. Num projeto, a responsabilidade e a autonomia dos alunos são essenciais. A autenticidade é uma característica fundamental de um projeto. Um projeto envolve complexidade e resoluções de problemas”. (LEITE, 1996, p. 32)

Nesse sentido, desenvolvemos rodas de conversa com as crianças para dar início ao novo projeto de trabalho. A partir das experiências de troca que as crianças demonstraram umas com as outras, relatando características de sua casa, rua e escola, percebemos que elas possuem muitos conceitos e conhecimento acerca do ambiente e de sua degradação, mas observamos através de sua fala a possibilidade de transformar, recriando, assim, o seu espaço. Esse movimento de (re) criação pode ser positivo ou negativo, isso dependerá tão somente da compreensão que o indivíduo tem sobre o meio que o rodeia, além é claro, das situações de aprendizado através da parceria escola e família.

Ao vivenciarmos momentos de apreciação e valorização de um determinado fato local, catalisamos sentimentos de respeito e cuidado com o ambiente a nossa volta, no intuito de questionar o grupo quanto às ações que o ser humano tem com a natureza. Iniciamos nossas pesquisas através da fala de um aluno, que após a realização de uma atividade de recorte colagem, reclamou a professora da quantidade de lixo que tínhamos produzido naquele momento. Logo em seguida a professora chamou o grupo para conversar e juntos chegamos a conclusão de que era necessário gastar menos folhas de revistas e de papel comum preservando com isso muitas árvores que poderiam ser derrubadas numa simples atividade.

Dias depois, o assunto foi levado para o momento do planejamento das professoras, que se sensibilizaram com o olhar da criança sobre a situação da sala de aula passada. Por outro lado, encontramos dificuldades em encaixar no tema do projeto de trabalho seguinte que por sua vez priorizava a arte (pinturas, colagens nas folhas de papel). Estávamos prontas para selecionar o novo tema, o artista a ser pesquisado dentre outras situações necessárias para a execução do trabalho. No entanto, a fala da criança desvelou um importante tema de estudo, no qual tivemos a oportunidade questionar nossas práticas pedagógicas, além de estabelecer uma reflexão necessária sobre o meio ambiente diante de nossas práticas do dia a dia.

No decorrer do projeto, desenvolvemos atividades que compuseram uma seqüência didática. Foram elas: diálogo investigativo; levantamento de hipóteses; busca de dados em livros, revistas, e internet; produção de registros coletivos e individuais; momentos de socialização e discussão das produções artísticas, textuais e dramatizações realizadas pelo grupo.

Com isso, para subsidiar nossas pesquisas escolhemos algumas imagens de meio ambiente que as crianças conhecessem, dentre as figuras uma chamou a atenção de todos por sua beleza e por conhecer a grandiosidade da obra no olhar dos pequeninos. A Ponte de todos, ou Ponte Nova como disse alguns. Na verdade, se tratava da Ponte de Todos Newton Navarro. As crianças ficaram eufóricas, falavam o tempo todos de seus passeios com seus familiares e do momento que estavam na parte mais alta da ponte. Nesse momento, a professora aproveitou o tema e solicitou as crianças que pesquisassem sobre o Newton Navarro através de bilhete no caderno direcionada aos pais e responsáveis.

A pesquisa em casa não teve tanto êxito como esperado, mas nas rodas de conversa mostramos para as crianças algumas imagens do artista, e relato do que ele tinha feito para receber a homenagem e ter seu nome em uma obra tão importante para o desenvolvimento de nossa cidade.

Abordamos as características principais da obra, localização, tamanho, cores, formas e a sua utilidade para as pessoas. Outro ponto importante, colocado pela professora diz respeito às paisagens que contemplam a Praia da Redinha, Forte dos Reis Magos e principalmente o Rio Potengi. Relacionando-as a vida do artista que tinha verdadeira admiração pelo Rio e pelas pessoas daquela região.

Esse momento foi importante, ao passo que foi colocado ao grupo as paixões da vida de Navarro (Futebol e pela característica de nosso povo), buscando entrelaçar as imagens imortalizadas por ele em suas obras, com as cenas do nosso cotidiano de desrespeito a natureza, principalmente ao Rio Potengi colocamos em questão o que era preciso fazer para reverter esse quadro.

Através desse olhar de indignação que se configurou nos olhos dos pequeninos, traçamos a princípio um passeio pelos arredores da escola investigando nossas próprias ações e os cuidados com o lixo. Caminhamos pelo campinho que se localiza em frente à escola, nos deparamos com o sol forte, e as crianças questionaram dizendo: “Tia não tem nenhuma árvore aqui?! - Thawam 5 anos e nove meses”. Todos tinham muitos objetos (tampas de garrafa, sacos plásticos, cacos de vidro etc.) coletados na caminhada para levar a sala de aula, e o tempo todo as crianças reclamavam da quantidade de lixo que encontramos ao lado da escola.

O retorno foi bem proveitoso, as crianças registraram através de desenhos e da escrita suas observações e deixaram recados destacando o que podíamos fazer para melhorar essa situação, oportunizando a expressão de seus sentimentos e suas idéias sobre o tema de estudo. Confeccionamos murais de pesquisa, e iniciamos uma coleta de materiais recicláveis por toda a comunidade escolar, solicitando às pessoas que recolhessem caixas de papelão, leite longa vida, dentre outros materiais para utilizarmos em nossas atividades de artes.

Assim alunos, pais e responsáveis foram orientados em reunião pedagógica a realizarem a coleta desses materiais recicláveis e juntos com os filhos e trazer esses materiais para a sala de aula, a fim de construirmos uma grande maquete que reportava as imagens da Ponte de Todos Newton Navarro, o Rio Potengi e parte da praia da Redinha, além é claro do campo de futebol e dos barcos que dão vida a praia.

As lentes da Infância

Enquanto educadoras, buscamos novas estratégias de atuação. No entanto, enxergamos na Educação Infantil um leque de possibilidades de explorar as informações e possibilitar situações de aprendizado aos nossos alunos com o principal objetivo de conscientizar as crianças dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente fortalecendo valores éticos de respeito e solidariedade com o próximo.
Então, resolvemos utilizar a tecnologia ao nosso favor e explorar a curiosidade das crianças com imagens que, ao nosso ver, podem parecer simples, mas que aos olhos das crianças são verdadeiros tesouros. Realizamos assim, nossas primeiras imagens de vídeo, onde a professora filmava várias situações das crianças em atividades, suas brincadeiras com os colegas, parque e momentos livres da turma e nos dias seguintes apresentava as crianças as imagens pela televisão na sala de vídeo. O grupo estava bem atento, encantado e eufórico! Eles apontavam para os colegas riam bastante, e muito entusiasmados explicavam o que tinha feito nas cenas anteriores. As professoras aproveitaram a situação para conversar sobre algumas atitudes e mostrar com o equipamento, como elas tinham feito para que as imagens da máquina fotográfica fossem parar na televisão.
Isso motivou o grupo a ter mais cuidado com algumas atitudes, principalmente no que diz respeito com os colegas. Mas você deve estar pensando e o Meio ambiente e Newton Navarro? Bom, essa fase do projeto foi importante para mostrar as crianças, as possibilidades de dizer para as pessoas o quanto nosso meio ambiente é belo e que devemos cuidar bem dele. Mas não apenas isso, os alunos tiveram a oportunidades de registrar, além das pinturas com tinta guache, as suas descobertas com o uso de máquinas fotográficas. Capturando imagens de várias situações, de pessoas trabalhando na cozinha da escola, do porteiro, da água desperdiçada pelos colegas no bebedouro do pátio da escola. Da frente da escola pichada pelos meninos de mau comportamento do bairro dentre muitas imagens que cada um escolheu.
Foi um momento significativo para as crianças percebemos que elas sentiam-se importantes e valorizadas com suas produções, assim pudemos partir novamente para as obras do artista potiguar que retratava esse meio ambiente conhecido pelos pequenos de uma forma lúdica e com bastante valor. Realizamos então as releituras de algumas telas e as pinturas foram construídas em pedaços de papelões coletados pelos pais e comunidade escolar.
Utilizamos, assim como Navarro pó de café e água para compor algumas imagens construídas pelas crianças, mas antes de qualquer atividade destacamos o quanto era importante está utilizando o material afim de não poluir ainda mais o meio ambiente, as crianças puderam criar e recriar formas de expressar sua arte, valorizando técnicas utilizadas pelo artista e o seu olhar de cuidado respeito com a natureza.
Destacamos as ações que devem ser providenciadas pela comunidade através de bilhetes e cartazes que mostravam o incômodo sentido pelas crianças quando se deparavam com o lixo nas ruas e em terrenos públicos.

Conclusão

Nesse trabalho, tivemos a oportunidade de observar com mais apreço o valores que as crianças são capazes de construir diante de problemáticas como as que foram apresentadas nesse estudo. Com este projeto de trabalho objetivamos unir a arte e o meio ambiente numa perspectiva de conscientização de nossas riquezas naturais. Possibilitando, por meio da pesquisa das obras do artista potiguar Newton Navarro, a apreciação de uma cultura rica em história, repleta de cores, formas e movimento. Destacando a beleza única de um por do sol as margens do Potengi. Tendo como principal propósito a reflexão e a conscientização de nossas crianças em preservar o Assim, entendemos que ao longo de todo o projeto, os alunos foram pesquisadores, sendo estes peças fundamentas para problematizar nossas ações de degradação com o meio ambiente e solucionar em pequenos gestos o gigantesco problema do nosso planeta o lixo, conscientizado a todos da importância de se colocar o lixo no lugar certo.
Através de seu inocente olhar infantil,conseguimos mostrar para nosso colegas e familiares o quanto é importante preservar as riquezas que a natureza tem nos dado. Ao consumir com consciência, nos tornamos agentes positivos de transformação, em que cada um estará dando um pouco de si para melhorar o mundo à sua volta.

Essas atitudes proporcionam momentos de reflexão e admiração pela vida. Em nosso dia-a-dia, deixamos de fazer coisas simples que são muito importantes para nosso equilíbrio interno, evitar o desperdício de papel o consumo excessivo de água, a poluição dos rios e mares ou ainda o papel de bala que alguns insistem em jogar. Dessa forma, estaremos nos reintegrando à vida, ao meio ambiente, ao planeta. E assim cada um pode fazer a diferença, tornando-se mais sensível ao meio ambiente e valorizando as produções culturais e artísticas de nossa gente que enxerga na natureza a fonte de mudança e transformação de uma sociedade mais justa para todos.


Referências

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ARANTES FILHA, Elizete Vasconcelos. NEWTON NAVARRO. O artista que virou ponte na cidade do sol.
http://elizetearantes.blogspot.com/search/label/Newton%20Navarro/
ARIÈS, Philippe. A História Social da infância e da família, R. J, Zahar, 1979.
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